5 passos para encontrar seu trabalho perfeito

Se você é um inquieto, com certeza está em busca do trabalho perfeito para você! Mas a cada dia que ele não aparece, a gente começa a ficar desanimado. Ainda mais quando aparece aquele tio chato para coroar o seu desânimo e fala: “se trabalho fosse bom, não me pagariam para fazer”. Daí você começa a acreditar nisso e bate um desespero: você se sente preso nessa vida, sem esperanças de um dia escapar desta triste sina.

man-stepping-up-business-cartoon-character-vector_qkpehfCalma, amigos! A gente está aqui para mostrar que existe trabalho bom sim e é possível fazer o que ama. Afinal, já dizia o filósofo chinês Confúcio, “encontre um trabalho que você ame fazer e não trabalhe um só dia na sua vida”. E aí, você prefere ouvir o seu tio chato ou a sabedoria milenar da filosofia chinesa? Pegamos algumas dicas do Loius Efron, autor do livro How to Find a Job, Career and Life you Love (Como encontrar um trabalho, uma carreira e uma vida que você ame), para te ajudar nessa busca!

Entenda o que você realmente quer fazer!

Você já parou para pensar o que você realmente quer fazer? Bem, tire um tempo para pensar nisso, afinal não estamos falando apenas do trabalho perfeito, mas também da sua carreira profissional e da sua vida como um todo. “Para fazer isso, responda as oito perguntas a seguir. Uma vez que você tiver as suas respostas, revise-as para encontrar temas e provas sobre quais trabalhos você deveria tentar”, explica Louis. As perguntas são as seguintes:

  1. O que me tira da cama pela manhã?
  2. Se eu não precisasse de dinheiro, o que eu faria na vida?
  3. O que me deixava mais fascinado quando eu era criança?
  4. Quando na minha vida eu fiquei tão apaixonadamente focado em alguma atividade que eu perdi a noção do tempo e do que eu estava fazendo?
  5. Pelo que eu gostaria de ser lembrado em vida?
  6. O que eu acredito fazer de melhor?
  7. O que outras pessoas falam que eu faço melhor?
  8. Pelo que eu sou mais reconhecido na vida e no trabalho?

Experimente, experimente e experimente!

Depois que você amadurecer bastante as ideias com o exercício acima, você terá uma listinha com os trabalhos perfeitos para você! Pelo menos em teoria! Então o segundo passo é arregaçar as mangas e tirar os planos do papel: você precisa realizar várias tarefas para confirmar se você realmente gosta de fazer estes trabalhos.

“A experimentação irá determinar se você tem uma habilidade natural ou o temperamento exigido para o trabalho que você procura. E até se este trabalho irá realizar as suas expectativas e te fazer feliz”, explica Louis.

Avalie a sua vida profissional até agora

Em sua experiência como consultor de carreiras, Louis desenvolveu um passo-a-passo para as pessoas que querem encontrar os seus trabalhos perfeitos!

  • Faça uma lista de trabalhos que você sempre quis tentar, mas nunca teve coragem ou oportunidade. Para cada um deles, coloque uma explicação de por que você nunca os tentou e o que te impede de tentar agora!
  • Coloque a lista de trabalhos que você sempre quis tentar em ordem de mais interessante para menos interessante.
  • Elabore um plano de ação e uma linha do tempo para tentar o trabalho no topo da lista – mesmo que seja só por algumas horas, ou no final de semana como voluntário. Vá testando todos os trabalhos da lista na ordem, até ter experimentado todos. Se você ainda está na faculdade, procure estágios nas áreas que você quer.
  • Faça anotações do que você gostou ou não em cada uma dessas experiências e se você gostaria de testar algum desses trabalhos novamente.

Faça os ajustes na sua carreira – e ganhe dinheiro com ela!

“Uma vez que você descobrir o que você mais ama, o que faz melhor e o que você curte de verdade fazer, o próximo passo é resolver como ganhar o dinheiro que você precisa fazendo isso”, explica Louis. Isso quer dizer ser comprometido com o seu trabalho perfeito. Faça um plano de carreira para continuar crescendo profissionalmente na direção que você quiser – e, portanto, em direção à felicidade.

Mesmo que você tenha que arrumar um emprego por algum tempo para juntar dinheiro, faça isso de forma planejada – não deixe a vida te levar. Continue sempre comprometido com os seus objetivos – não se esqueça que “aquele que tem um porquê, consegue superar quase todo como”, como dizia Nietzsche. O final da sua jornada será recompensador: trabalhar no que ama e ganhar dinheiro para isso!

Pare de se moldar para cada oportunidade

Uma dica extra para quem está em busca do trabalho perfeito não acabar entrando em qualquer emprego só para depois ficar reclamando que não gosta do que faz. “Quando as pessoas estão procurando por empregos, leem a descrição da vaga e refazem os seus currículos para se encaixar no perfil que elas acreditam que a empresa quer. Elas recriam a si mesmas para outras especificações”, afirma Louis.

Você é desses que muda completamente o seu currículo, discurso e atitude para cada vaga em que se inscreve? Saiba que dessa forma você está pegando um atalho para conseguir um emprego, mas não um trabalho que você irá se identificar. Segundo Louis, depois de alguns meses você se sentirá frustrado por não ter o perfil daquela empresa e eles também perceberão que você não era a pessoa ideal para o cargo que eles acreditaram ser.

Este texto foi originalmente publicado no Inquietaria, por Rafael Duarte