7 ações efetivas para conquistar o sucesso profissional

Estudantes  e recém-formados em fonoaudiologia, psicologia e psicopedagogia, sonham e querem abrir seus consultórios e ter muitos clientes. Muitos acreditam que a concretização desse sonho está atrelada à capacitação e a qualidade do trabalho, que possam oferecer. Isso é verdade, mas o conhecimento é apenas um terço do trinômio da competência.

O que é competência?

Competência é composto de  conhecimento, habilidade e atitude. Em qualquer área que o indivíduo queira atuar a competência é fundamental.

O conhecimento é adquirido nos cursos de formação, participação em congressos, através de grupos de estudos e também de leituras e pesquisas. Nosso país com dimensões continentais, poderia dificultar o acesso a oportunidades de formação e de atualização. Com o advento das TICs (tecnologias de informação e comunicação) essa dificuldade está totalmente sanada com a oferta de cursos a distância tanto para formação como para aperfeiçoamento, promovidos por escolas e até mesmo universidades de todas as áreas do conhecimento.

A habilidade é a capacidade de colocar em prática os conceitos adquiridos. Uma prática não muito difundida em nossa cultura é estagiar com algum profissional de competência reconhecida até que tenhamos conquistado habilidade para manejarmos o atendimento de nossos clientes de forma satisfatória e entregando aquilo que prometemos. Submeter nosso atendimento a alguém habilitado a fornecer supervisão também é uma prática bastante salutar e que faz com que tenhamos em pouco tempo uma melhora bastante significativa.

A atitude está relacionada ao conjunto de valores e crenças do profissional. O valor motiva e a crença  permite. Uma atitude pró-ativa, baseada em seus valores pessoais vai fazer com que o indivíduo possa transformar seus sonhos em metas. Aqui novamente podemos nos valer de outro tipo de profissional: coach ou mentor.

Você pensa que já acabou? Agora é que o trabalho começa.  Competência adquirida chegou o momento de fazer a divulgação.

Como divulgar meu trabalho?

Quando se fala em divulgação, nos lembramos da distribuição de cartões de visita e dos  folhetos impressos, anúncios em jornais e revistas etc. etc. Sem investir muito, ou quase nada, apenas estando focado no seu objetivo,  você pode fazer uma excelente divulgação

  1. Cuide de seus relacionamentos

O relacionamento é que nos humaniza e nos faz melhores. As pessoas que você conseguir cativar terão muito prazer em divulgar seu trabalho. Não julgue as pessoas pelo cargo que ocupam ou pelas roupas que vestem. Tenha em mente que qualquer pessoa pode ser um canal de divulgação do seu trabalho. Relacione-se com as pessoas, como se elas fossem futuras geradoras de negócios. Pessoas bem tratadas, tem grandes chances de se tornarem suas divulgadoras, de tão satisfeitas com a atenção que você lhes deu que vão até exagerar sua capacidade.

Se descobrir que essas pessoas tem alguém que poderia tornar-se seu cliente, interesse-se pelo caso, dê algumas orientações, faça seu melhor!

A criação de um exército de divulgadores depende apenas de você.

  1.  Torne-se uma autoridade

Escolha um tema e busque oportunidades para falar sobre ele. Fale com entusiasmo. O entusiasmo sobre o próprio trabalho exerce um poder de atração.  O público seja grande ou pequeno, não importa. 

Lembre-se que muitas pessoas se formaram com você, muitas antes de você e muitas outras o farão depois de você. Portanto, o que vai diferenciar você delas é o seu posicionamento como uma autoridade no assunto.

Aproveite todas as oportunidades para falar.

  1.  Seja um modelo a ser seguido

Pratique o faça o que eu digo e faça o que eu faço! A credibilidade  cria nas pessoas o desejo de estar junto com você. A honestidade é uma virtude que deve ser expressa em todas as circunstâncias. Cuide de seu comportamento, ninguém vai indicar alguém desonesto, grosseiro ou sem modos.

  1. Ser antes de ter

Vista-se com apuro e sem grandes espalhafatos, cuide da sua imagem. As redes sociais são atualmente as praças da matriz das cidades do século passado. Antes de publicar qualquer coisa nas redes sociais pense se está alinhada com o seu propósito de conquistar clientes. Faça postagens regulares sobre temas do interesse de seus futuros clientes.

Escreva, grave vídeos, esteja presente com conteúdo de qualidade!

  1. Ouça mais do que fale

A escuta qualificada é uma das melhores ferramentas para o sucesso pessoal. Ouça o que as pessoas tem a dizer, paute seu comportamento pelas informações  recebidas. Se você ouvir com atenção, ficará conhecendo as dores de seus futuros clientes e isso pode ajudar sobremaneira a gerar conteúdos que resolvam os seus problemas.

Desenvolva a “escutatória”

  1. Escolha um nicho de mercado

Talvez você não saiba o que seja esse conceito. A melhor maneira para eu lhe explicar é dando um exemplo. Saúde e educação seria o mercado completo que abriga diferentes formas de segmentação. Um exemplo de segmentação dentro desse mercado seria o nicho de Dificuldades de Aprendizagem relacionadas a síndromes ou transtornos.

  1. Desenhe o produto a ser ofertado ao nicho escolhido

O maior erro que os recém-formados cometem é abrir as portas a todos, para atendê-los da mesma forma que o profissional X, Y e Z. Se todos são iguais os clientes escolhem pelo que estiver mais perto e for o mais barato. Se você quiser ser uma autoridade e ser escolhido pela sua  competência, o melhor caminho é definir-se.

Se o que foi dito fez sentido para você, sinta-se a vontade para deixar  abaixo seus comentários. A partir deles é que me oriento sobre o que escrever para melhor auxiliar os leitores!

Yara Prates

Master Coach

8 ideias sobre “7 ações efetivas para conquistar o sucesso profissional

  1. Adorei! Muito explicativo o assunto que foi abordado. Geralmente após a formatura, o profissional se sente perdido, precisando de orientação para se conduzir na sua profissão. Divulgação, preparo, boa aparência, e ser um diferencial no mercado, são algumas das ferramentas que possibilita ao profissional oferecer um trabalho de qualidade ao seu cliente.

    • Isso é o meu trabalho, me especializei em Coaching de Orientação Profissional, tenho conseguido que meus clientes possam viver daquilo em que se formaram e/ou se especializaram. É muito gratificante, principalmente que esse método precisa apenas dedicação e a relação custo-benefício é fantástica. O investimento financeiro é bem pequeno e o retorno tanto financeiro quanto de satisfação é bastante importante.

    • Esse roteiro realmente funciona, ele foi criado ao longo do tempo, no atendimento de diferentes profissionais. Obrigada por ler e comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *