Ativar a consciência para potencializar o crescimento

Vivemos no piloto automático, realizamos um sem número de atividades sem nos darmos conta. Para provar essa afirmação eu te pergunto: Você alguma vez se deu conta de ter saído de casa para ir a um determinado lugar e depois de um certo tempo perceber que está indo para o lugar de costume?

Para que você possa  aprender é necessário ampliar sua consciência, sua percepção de si mesmo e do ambiente ao seu redor, o que pode ser chamado de “dar-se conta”.

Um exercício muito simples e de grandes resultados e que você pode fazer em qualquer lugar e não necessita de nenhum material. Vamos lá?

image of manila bay skyline with breakwater in the foreground during one hot afternoon.

image of manila bay skyline with breakwater in the foreground during one hot afternoon.

  1. Diga a si mesmo “Agora me dou conta de ……………………. a frase deve ser completada com aquilo que você percebeu naquele momento.
  2. Agora identifique (dar-se conta) se isso é algo que está fora ou dentro de você, se é uma realidade ou uma fantasia.
  3. Repita 1. e 2. algumas vezes mais.
  4. Faça uma avaliação, pergunte-se: Para onde se dirige o meu dar-se conta? Eu me dou conta mais de coisas fora do meu corpo, ou de sensações internas?
  5. Então, direcione  seu dar-se conta à área que menos você se deu conta (interna? externa?), repetindo os passos de 1. a 3.

Na medida, em que você repete o exercício vai ficando claro até que ponto você se ocupa com fantasia, pensamentos ou imagens. É importante ressaltar que enquanto você está se dando conta com um pensamento ou uma imagem seu dar-se conta da realidade interna ou externa decai ou mesmo desaparece.

Quando você conseguir fazer a distinção entre uma fantasia e a realidade de sua experiência atual, terá como consequência a conquista da simplificação de sua vida.