Não mude a si mesmo!

 

couple

Não mude a si mesmo! Melhore a si mesmo!

Posso te perguntar uma coisa? Quanto voce se conhece? Às vezes, não importa o quão boa é a sua autoconsciência. Você pode conhecer a si mesmo, mas você não está sendo você mesmo? Isso soa familiar? Aqui estão mais algumas perguntas para você:

  • Você é a mesma pessoa no trabalho e em casa?
  • Você é a mesma pessoa quando você está com seus amigos e com o seu cônjuge?
  • Você se sente forçado a se comportar de forma diferente em algumas situações?

Se você respondeu sim a qualquer uma destas perguntas, você não está 100%  você mesmo. A razão é que nós, de alguma forma,  sentimos que temos que ser pessoas diferentes em situações diferentes. Mas isso é uma mentira. Ralph Waldo Emerson explica melhor:

“A grande realização é ser você mesmo,  em um mundo que está, constantemente,  tentando  fazer de você alguma coisa mais.”

A citação de Emerson ainda é bastante atual. Vivemos, realmente, em um mundo que tenta transformá-lo em algo que você não é. Há tantas normas sobre a forma como você deve olhar, falar e se comportar.

Não tente mudar a si mesmo.

Muitas vezes, nós nos encontramos  em situações em que sentimos que não estamos adequados. Talvez você se sinta como um estranho no trabalho, na escola, na casa de  seus sogros, ou mesmo em casa.

Agora, eu não acredito nisso, “você não me pega” com isso. Muitas vezes as pessoas apenas tentam se rebelar e dizer que outras pessoas não as dirigem. Isso é tão pretensioso quanto infantil.

No entanto, eu acredito em uma coisa simples: Nunca se desculpe por quem você é. Não tem nada a ver com ser rebelde ou um pária. Apenas  tem a ver com ser você. Às vezes, simplesmente,  não dá para ser você mesmo. Nesses casos, é hora de sair. Não há outra solução.

Por que não mudar a si mesmo?”

Eu acreditava nisso. Mas não é algo que funcione. Novamente, é uma história que a sociedade criou. Particularmente, no meio empresarial. A frase é: “Você só tem que se ajustar à cultura da empresa.”

Sério? Eu tenho que me adaptar  a reclamar e trair se essa for  política da empresa? Se você não for assim, não se ajuste. Peter Drucker disse isso melhor em “Administre  a Si Mesmo” (pág. 89):

“Conclusão prática: novamente, não tente mudar ___ é improvável que você tenha sucesso. Mas, se esforce para melhorar seu desempenho. Procure não executar nenhuma atividade que você não seja capaz de desempenhar ou em que tenha um desempenho medíocre.”

Não mude . Melhore seus pontos fortes.

Quem você não quer ser?

A idéia toda do  “não tente mudar a si mesmo”  levou muitos anos para ser aplicada na minha vida. No passado, eu aceitaria  empregos em empresas com culturas de “merda”. Eu também iria tomar  aperitivos, com “mauricinhos” que só falam sobre carros, flats, futebol e mulheres.

Mas,  hoje em dia,  eu não me coloco mais nessas situações. Eu não trabalho para ou com pessoas arrogantes. Eu não saio com pessoas críticas, ou pessoas que são superficiais. Sobre isso, Robert Greene, autor do Mastery, diz:

“Quanto mais claramente você reconhece quem você não quer ser, então, mais claro será o seu sentido de identidade e de propósito .”

E é por isso que eu sou eu mesmo o tempo todo — Eu sei quem eu não quero ser. Você não pode ser apreciado por todos no mundo. Se as pessoas não gostam de você: Que assim seja. É um preço que eu estou feliz em  pagar enquanto eu posso ser eu mesmo.

Na verdade, eu pago qualquer preço para me manter fiel a mim mesmo. Porque essa é uma das poucas coisas na vida que realmente vale a pena.

Obrigado pela leitura! Se você gostou texto, e acredita que um amigo pode achar que é útil, por favor, compartilhe.

Texto original de Dario Foroux, traduzido por Yara Prates

Se você tiver  uma pergunta sobre o que eu escrevo, basta enviar a pergunta para o e-mail yara@congressodepsicopedagogia.com e eu te responderei o mais breve possível.